Antes de mais, gostaria de deixar aqui assente que o novo programa dos Gato Fedorento - Esmiuça Sugrágios - é das coisas mais interessantes que apareceram na nossa televisão nos últimos tempos (o que também não é difícil, se olharmos bem para a grelha de programação dos 4 canais generalistas).
"Então mas porque?", perguntam vocês. A resposta penso que é óbvia, mas eu respondo. Existem duas grandes razões. Em primeiro lugar, trazer para a televisão, em horário nobre, figuras públicas mediáticas e com grandes responsabilidades - em teoria - na condução dos destinos do nosso país, os políticos, é algo inédito e extremamente arriscado de se fazer. Ok, podem argumentar que o programa matinal da TVI, "Você na TV", já entrevista regularmente personalidades famosas e mediáticas, mas eu acho melhor não compararmos o incomparável. Falo dos políticos, personalidades controversas, que transbordam seriedade e rigor na sua maneira de ser e estar mas que muito raramente esboçam um sorriso - a menos que estejam a discordar de um Orçamento de Estado, ou a reprovar a demagogia da oposição, entre outras situações nas quais fazem questão não apenas de sorrir, mas também de abanar a cabeça em tom reprovador.
Em segundo lugar - e o factor que considero mais importante - é o cariz inovador do programa, pelo menos na televisão em Portugal. O fazer com que os políticos portugueses se começem a rir não de um O.E., não de um decreto-lei sobre pescas, não de uma linha de TGV, mas sim, e friso, mas sim, de
eles próprios, é algo de salutar, e por isso aos Gato Fedorento tiro o meu o chapéu.
Como é bom ver o 1º ministro Socrates e especialmente a "cisuda" Ferreira Leite, mostrarem um sorriso perante as inflamatórias e não menos geniais perguntas dos Gato, sob o olhar sempre inquisitor de Ricardo Araújo Pereira. É delicioso e mostra a todos que estes seres, tidos como figuras intocáveis e exemplos de seriedade, estas v/Excelências, Shótôres e afins, também têm os seus podres e cometem as suas gaffes... ou seja, são como todos nós !
A isto, meus amigos, eu chamo de serviço público.
Queria apenas deixar-vos um link para um cartoon que descreve, de certa maneira, aquilo que me suscitou a postura da líder do PSD, no programa Esmiuça Sufrágios.
http://legislativas2009.sapo.pt/humor/1017919.htmlPS: Sim, não sei por imagens neste blog, daí o link. É que, caso aínda não o saibam, nasci na década de 70 e cresci no Burundi, pelo que isto das novas tecnologias ainda me faz espécie...